Por Viviane Soledade
Juju e Rôro – cena e improvisação: questões sobre a relação entre palhaço e público
Seminarista: Caroline Holanda
Juju e Rôro trata-se de cenas e improvisações em que o público é atuante na cena. Esse trabalho salienta questões sobre a relação entre palhaço e público.
Nesse espetáculo a artista briga com o medo e a vontade de fazer. A exposição maior numa estrutura onde se apresenta a história e uns dos personagens está na platéia. Isso provoca uma evidente relação com o público. Se o público já é importante para o palhaço, fica ainda mais acirrado quando o público participa.
Caroline percebeu que nesse trabalho em que o cerne é a improvisação e a participação do público, transformando-o num espetáculo “aberto”, ir para a cena com a estrutura armada não funciona. E o improviso é uma escolha feita no presente.
Ela pode perceber ao fazer o espetáculo em distintos espaços que a configuração interfere no espetáculo semi-estruturado na improvisação.
Num espetáculo de improvisação é preciso que o ator tenha uma grande capacidade de escuta.
O processo pedagógico da pesquisa de Caroline passa pela na seguinte sitematização: pensar – ir para a cena – testar – voltar para reescrever.
Texto completo da Viviane no blog do Anjos: http://picadeiroquente.blogspot.com/2009/12/um-apanhado-do-i-seminario-de.html
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