terça-feira, 23 de junho de 2009

MÉTODOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Uma pergunta surge antes: quando se está fazendo contação de história e quando se está fazendo teatro. Na prática, penso que isso não faz diferença porque você deve fazer o que tem desejo. Assim, se você opta por utilizar a projeção de sombras durante toda a sua apresentação, é provável que esteja fazendo teatro de sombras e não mais narrando oralmente histórias. Se usa uma empanada com bonecos e faz deles seus personagens na apresentação, então trata-se de um TEATRO de bonecos.
A contação de história seria uma apresentação cujo eixo central é a narração oral. Alguns elementos podem dar surpote, mas o motor central é a narração.
Abaixo, eu procurei apresentar vídeos de contação de história, para que seja possível a vocês identificar algumas diferenças entre um e outro, algum elemento que te interessa agregar ao teu trabalho.

Tem quem conta enquanto conta, como é o caso de Bia Bedran:





Outros utilizam a narração juntamente com a apresentação de tapetes costurados com cuidado para isso. É o caso do grupo Tapetes Contadores de Histórias:




Outras, como a contadora, seu corpo como o principal, fundamental e quade total suporte da apresentação de sua contação: eis a contadora Tatiana Henrique. Ela conta com a participação de um músico. Vamos observar sua convicção, seu olhar, a aproximação ou não com o público...






Nesse outro trecho de vídeo, Tatiana, conta sentada (uma movimentação corporal mais limitada)... observar... funciona? por quê:




Outra contadora (não descobri o nome das artistas) também faz parceria com a intervenção sonora.



Já a Cia. Girolê, no trecho que pude ver, utiliza bonecos, música em sua contação:



Agora vídeos que provavelmente são contações feitas por professoras, alunas de um curso de contação. Uma outra técnica de contação - painel com figuras:



Do mesmo curso, um outro grupo apresenta seu trabalho com uma narração e teatrao de bonecos:



E o grupo Ópera na Mala:



Sabemos que são muitos os recursos de contação.
Se você conhecer mais vídeos que mostre metodologias de contação de história, escreva e indique para que eu possa acrescentar nesta postagem.
Boa reflexão!
Carol.





2 comentários:

  1. Olá, gostei do seu blog e deste post, o nome da artista aé Fernanda Viacava, a outra não sei.
    Veja tb Ana Luisa Lacombe, no faz e conta.
    Até breve.Simone(simlima@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Simone, muito obrigada. Desculpa a demora no retorno. Vou ver a tua indicação sim. Abraço!

    ResponderExcluir