segunda-feira, 4 de maio de 2009

NADA NA MENTE - DEIXAR O CORPO AGIR COMO UM TODO

Estava eu com a testa engilhada, pensando sobre como encaminhar soluções sobre o que não me lembro nesse momento, quando minha irmã pergunta sobre o que "tanto" penso e me conta do filme o Último Samurai que lhe chamara atenção pela orientação dos samurais acerca do "nada na mente" ou "não pensar" como uma necessidade da luta. Veio bem a acalhar... me sinto medrosa para realizar as saídas nas ruas sozinha, sem um parceiro para jogar. Isso é reflexo do esquecimento da orientação dada ao palhaço:
não pensar, receber, não ser tão propositivo.
Sair na rua... caminhar, olhar, permitir-se ser olhada, reagir se assim sente vontade.
Apenas estar.
Sem passado.
Sem futuro.
Estar.
No presente.
Carol

Porque o palhaço (me veio isso na cabeça agora) se situa no jogo de ação-reação-reação-reação.
No sentido de que uma ação primeira (uma cor, um movimento, um objeto, uma forma,uma ação em si) provoça no palhaço, uma reação, que provoca uma resposta, uma reação no outro palhaço ou pessoa do público, que por sua vez, chega o palhaço... (optar por abandoar, sair, ficar, propor mais coisas, tranformar, repetir, ampliar) É um jogo de ação e reação. No curso da Fiorella ela nos apresentou essa idéia do "tempo de resposta" num exercício. Só se pode reagir se você escuta o que lhe foi proposto, de outro modo, são apenas respostas prontas e isso não contsitui o jogo do palhaço.


"Nada na mente": o corpo não pensa somente com o cérebro... deixar a inteligência corporal agir como um todo, num conjunto sensorial, emotivo, mental. Todas as partes, todas as células.

2 comentários:

  1. porque não falão como agir um palhaço ?

    ResponderExcluir
  2. Desculpa, não entendi tua pergunta? Pode explicar mais. Vamos continuar conversando? Obrigada.
    Carol

    ResponderExcluir