sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PASSAGEM NOS BARES E RESTAURANTES - pesquisa de campo - saída 1




* A primeira imagem é referente ao primeiro marido, no primeiro bar. Meio tímido, esse marido. O segundo marido é o bigodudo lindo. E o terceiro marido é o Rafael, que muito me ensinou...

Ontem eu e Lia passamos em três bares para testar o nosso número PrOcuRA-sE. A idéia é procurar um marido para a minha palhaça, por enquanto. Depois pesquisaremos a inversão dos papéis. A Espoleta (palhaça da Lia) é a agenciadora.
Entramos com uma música que escrevemos a letra. Adaptamos um baião popular cearense. Cantamos e eu toco zabumba.
Na linguagem do palhaço fica muito evidente a regra: não fracassar com antecedência. Se deixamos o medo de fracassar tomar conta, abandonamos uma certa energia que se apresenta no corpo, no olho e na crença do palhaço de que o que faz é verdadeiramente legal. E o público sente logo essa baixa. Vai tudo no corpo, no modo como nos colocamos no espaço, se nos escondemos atrás de uma pilastra ou uma atrás da outra...
No segundo bar não fracassamos. Mas aprendemos também. Eles jogavam dominó. Escutavam a música (com os ouvidos). Os olhos levantavam vez por outra. Mas foi quando a Lia se referiu ao jogo de dominó que sentimos que ouve uma abertura. Aí uma das mesas teve um ganhador. Pegamos o gancho. Eu disse que queria casar com o ganhador. Ele aceitou. Um senhor bigodudo muito lindo. Seu jeito, seu respeito por nós, sua igênuidade e disponibilidade de entrar no nosso jogo. Aprendizado: escutar, escutar e escutar. Receber o que o outro tem. O que o outro é. Quando falamos de algo que era deles, foi o momento em que ampliamos nosso canal de comunicação.
A Greice tava conosco. Ela nos acompanhava e nos orientava. Depois de nos observar... de nos escutar... antes de falar ela nos perguntava como nos sentimos, o que vimos, o que percebemos. Estou contente de tê-la conosco. Hoje sim.
Aprendendo com a ajuda do seu olhar sensível, como é que se contrói um palhaço...

Carol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário