Eu tava vendo o vídeo que postei abaixo.
Como pode o palhaço envolver as pessoas, de tal modo, a partir de regras tão bobas que ele cria?
A Julie Goell, na oficina que participei no Anjos do Picadeiro 2009, dizia que era importante o palhaço criar um mundo.
A Renata Lemes, numa oficina de Teatro de rua esse ano falava do jogo, falava da criação e do estabelecimento de regras no grupo... parâmetros/regras que surgem...
Essas duas coisas me vieram à mente quando vi esse vídeo... para mim falam a mesma coisa - ou ao menos estão intimamente ligadas, não sei ao certo onde se juntam, se separam, se tocam ou se fundem, mas...
E essas duas coisas falam do que faz esse palhaço no vídeo, que estabelece as regras de um jogo, criando um universo - a bolinha imaginária e tudo mais em torno desse "fato" (o homem que vai para segurar o saco com a bolinha, o modo de posicionar o homem, de brincar com o olhar dele para cima "deixando a bolinha cair no chão), etc.
Sem muita clareza do que estou pensando e tentando compartilhar aqui,
vejo no trabalho desse palhaço, como se faz brotar jogo a partir "do nada", criando assim, um universo e de como as pessoas entram nesse universo-jogo!
Essa capacidade muito interessa à minha palhaça, a Provisória...
O vídeo:
quarta-feira, 26 de maio de 2010
sábado, 8 de maio de 2010
Vídeo de colegas de profissão
Alguns deles, nos conhecemos em curso em São Paulo, Campinas.
Gente que como eu, trabalha pra construir a profissão palhaço e nesse momento do vídeo também estão no hospital.
Gente que como eu, trabalha pra construir a profissão palhaço e nesse momento do vídeo também estão no hospital.
Junta Medicômica from Olaria GB on Vimeo.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Palhaço no hospital - aprendizado e mais aprendizado.
Esses dias eu e o Dr. Domdom temos feitos muitos trabalhos seguidos nos hospitais.
Entre fracassos e descobertas...
sinto mais uma vez o presente da vida que foi essa oportunidade de trabalho.
Tenho aprendido muito.
Sobre o meu palhaço, sobre segurança, sobre insegurança... Sobre parceria, sobre pré-conceito, sobre a quebra dele... jogo, generosidade, parceria (já falei?), construção de relações...
Tenho me perdido muito... como fazer pra funcionar? Tateio, experiência...
Esses vídeos são de uma intervenção hospitalar.
Neles, Dra. Provisória (apelido Ludovica Pandolfa Bereba Primeira), Dr. Domdom, o Daniel se debatendo e a mãe dele filmando.
Entre fracassos e descobertas...
sinto mais uma vez o presente da vida que foi essa oportunidade de trabalho.
Tenho aprendido muito.
Sobre o meu palhaço, sobre segurança, sobre insegurança... Sobre parceria, sobre pré-conceito, sobre a quebra dele... jogo, generosidade, parceria (já falei?), construção de relações...
Tenho me perdido muito... como fazer pra funcionar? Tateio, experiência...
Esses vídeos são de uma intervenção hospitalar.
Neles, Dra. Provisória (apelido Ludovica Pandolfa Bereba Primeira), Dr. Domdom, o Daniel se debatendo e a mãe dele filmando.
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segunda-feira, 19 de abril de 2010
Os Princípios do Palhaço - de Avner.
Os Princípios do Palhaço
Translated from English by Hélvia Faria
©2005 Avner Eisenberg
1. A função do palhaço é a de fazer público sentir emoções e respirar.
2. Todos inspiram, mas muitos de nós devem ser lembrados de expirar.
3. A imaginação e o cérebro estão conectados ao corpo e o afetam. Qualquer alteração na mente provoca uma mudança no corpo. Qualquer alteração no corpo, na respiração primeiramente, causa uma mudança correspondente na mente.
4. Não diga ou mostre ao público o que pensar, fazer ou sentir.
5. Não diga ou mostre aos seus parceiros o que pensar, fazer ou sentir. Não aponte.
6. O peso pertence ao lado debaixo. Mantenha um único ponto na parte inferior do abdômen. Mantenha sua energia fluindo.
7. A tensão é sua inimiga. Ela produz dormência emocional, mental e física.
8. O que você pensa a respeito da sua performance é o que conta, não se ela é realmente boa ou ruim.
9. O palhaço descobre a platéia que está sentada, olhando para um espaço vazio e esperando por um show. Deve-se lidar com isso estabelecendo-se cumplicidade com o público.
10. O palhaço cria um mundo no espaço vazio, ao invés de entrar num mundo que já existe (esquete).
11. Usar mímica para criar fantasia, não para recriar a realidade.
12. O palhaço procura criar um jogo e definir as regras, as quais a partir de então deverão ser obedecidas.
13. Não peça ou diga ao público como se sentir ou pensar. Tenha uma experiência emocional e convide o público a se juntar à sua reação.
14. É essencial ser interessado, não interessante.
15. Você tem que respirar durante toda a sua vida, mesmo no palco.
16. O palhaço entra no palco para fazer um trabalho, não para provocar risos. Se houver risos, eles serão interrupções com as quais deverá lidar.
In: http://www.avnertheeccentric.com/eccentric_principles_portuguese.php
Translated from English by Hélvia Faria
©2005 Avner Eisenberg
1. A função do palhaço é a de fazer público sentir emoções e respirar.
2. Todos inspiram, mas muitos de nós devem ser lembrados de expirar.
3. A imaginação e o cérebro estão conectados ao corpo e o afetam. Qualquer alteração na mente provoca uma mudança no corpo. Qualquer alteração no corpo, na respiração primeiramente, causa uma mudança correspondente na mente.
4. Não diga ou mostre ao público o que pensar, fazer ou sentir.
5. Não diga ou mostre aos seus parceiros o que pensar, fazer ou sentir. Não aponte.
6. O peso pertence ao lado debaixo. Mantenha um único ponto na parte inferior do abdômen. Mantenha sua energia fluindo.
7. A tensão é sua inimiga. Ela produz dormência emocional, mental e física.
8. O que você pensa a respeito da sua performance é o que conta, não se ela é realmente boa ou ruim.
9. O palhaço descobre a platéia que está sentada, olhando para um espaço vazio e esperando por um show. Deve-se lidar com isso estabelecendo-se cumplicidade com o público.
10. O palhaço cria um mundo no espaço vazio, ao invés de entrar num mundo que já existe (esquete).
11. Usar mímica para criar fantasia, não para recriar a realidade.
12. O palhaço procura criar um jogo e definir as regras, as quais a partir de então deverão ser obedecidas.
13. Não peça ou diga ao público como se sentir ou pensar. Tenha uma experiência emocional e convide o público a se juntar à sua reação.
14. É essencial ser interessado, não interessante.
15. Você tem que respirar durante toda a sua vida, mesmo no palco.
16. O palhaço entra no palco para fazer um trabalho, não para provocar risos. Se houver risos, eles serão interrupções com as quais deverá lidar.
In: http://www.avnertheeccentric.com/eccentric_principles_portuguese.php
terça-feira, 13 de abril de 2010
quinta-feira, 8 de abril de 2010
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Clown: o campeão do fracasso.
“Seu fracasso começa aqui, participe você também! Seja um perdedor feliz!” diz Castro (In: WUO, 2001). Para nos tornarmos clowns, precisamos romper paradigmas de vencedor e do sucesso, o clown é um campeão do fracasso. Quando você se acha péssimo o público adora, porque isso faz parte do ser humano. Como uma linguagem silenciosa que comunica a lógica particular de cada pessoa, o aprendiz do curso necessita incorporar o fracasso em seu processo e reaprender, nascer de novo como uma criança para expressar-se no mundo dos clowns, “a menos que você seja uma criança, jamais entrará no reino dos clowns” (WUO, 1999). Quando você é criança tem prazer de jogar, brincar...
In: http://clownelinguagem.blogspot.com/2010/04/seja-um-perdedor-feliz.html
In: http://clownelinguagem.blogspot.com/2010/04/seja-um-perdedor-feliz.html
quinta-feira, 1 de abril de 2010
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