sábado, 4 de fevereiro de 2012

LABORATóRIO DE TEATRO FíSICO-VISUAL



Agora essa!
LAboratório de Teatro nan-nan-nan-nan... É o quê?
Comecei a docência na universidade.
Tinha algumas coisas que volitavam na minha cabeça, imagens de cenas (mais precisamente).
Essas imagens não eram de um teatro realista, eram como figuras que se deslocam, que dançam... composição de sentidos lacônicos, metafórico... mais visual, menos narrativo...
Fui à França.
Março do ano passado.
Fazer um curso com Claire Heggen do Thêátre du Mouvement. Um curso que queria fazer há alguns anos. "Máscaras, objetos e materiais".
Eu já defendia o Teatro de Animação (tema da minha pesquisa de mestrado) como uma linguagem, mas também como uma possível metodologia de formação do ator. Escrevi até um artigo sobre isso (http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/8227/5287). Conhecia uma frase da Claire que falava sobre como o objeto ensina ao ator.
Chegando lá, as coisas foram ficando mais claras.
Não mais fáceis.
Mas mais clara por onde eu gostaria de ir, qual o meu trabalho, qual caminho de formação gostaria de trilhar.
Abri então, no retorno, o Laboratório de Teatro Físico-Visual com algumas alunas e parceiras: a Wanessa e depois Alessia.
A intenção era ter horários de trabalho permanentes para pesquisar... coisas... composição, corpo, matéria, movimento (C2M2).
Tateamos bastante.
Reflexões sobre o que é dirirgir, o que é ser alguém que cria no diálogo entre suas imagens e a materialidade do trabalho (corpo, movimento, acontecimentos), como não ser autoritária, impondo minhas criações.
Bom.
Tenho caderninhos e caderninhos de anotações.
Todo um processo que poderia ter ido registrando e compartilhando aqui.
Mas como é muito. Minha proposta agora é tentar registrar um pouco do que ocorrerá esse ano.

A idéia desse ano para o grupo é:
* Montar um espetáculo a partir do que construímos juntos.

* Proponho trabalhar uma parte do encontro com treinamento e outra criação.

* A criação, depois de dias de reflexão sobre autoritarismo, minha função pedagógica, etc., optei por trabalhar do seguinte modo:
tenho várias imagens (entendam, imagens mentais de cenas que me aparecem à mente). Escolhi trabalhar com aquelas encontram corpo nas particularidade de cada um. Por exemplo: o Lucas estuda desenho e pintura, então trabalharíamos na imagem que tenho de uma cena com pintura.


Segunda, depois de amanhã começamos.
Espero poder ir registrando-compartilhando por aqui e postando textos que alimentam minhas reflexões nesse universo.

O palhaço continua. O Teatro de Animação também!
Vou contando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário