domingo, 22 de março de 2009

"A arte não ama os covardes" - Vinícius de Moraes

Acontece às vezes, de um mãe, começar uma gestação e a uma certa altura a criança morre. A bola.cor.e.flor, no corpo da dupla Lia e Carol foi assim: foi rápido, extremamente intenso, mas morreu. Mas eu não desisto do palhaço. Depois de ter descoberto sua existência enquanto linguagem artística e enquanto olhar para a vida - para as pessoas, para as relações... não mais a abandonarei. Ainda não visualisei qualquer caminho, mas como aplicada aprendiz de palhaço tenho duas certezas:
é preciso escutar - perceber as muitas coisas que o mundo oferece.
e...
a arte não ama os covardes...
não me acorvadarei, fracassar e recomeçar é parte do processo.
Posso até desistir, mas não sinto vontade agora.
E lá vamos nós, eu e Lia, cada uma no seu caminho...
é preciso andar... e andar.

Continuarei compartilhando meus aprendizados clownescos neste espaço.
Quem sabe o que virá...
Quem sabe...
Carol


Para não entediar apenas com texto, segue um vídeo:

quinta-feira, 5 de março de 2009

Notícias nosssas e reflexões cabeçudas...

Estamos trabalhando em sala. A Greice nos dirige.
Registro aqui minha alegria de poder estar num treinamento de palhaço. Percebo como uma oportunidade muito preciosa. Sei melhor que ninguém o que é correr atrás do conhecimento quando ele não é algo muito próximo de você...
Eu, Lia e Greice. Muito contente por estarmos juntas, anexei abaixo uma reflexão encontrada na página da Fiorella sobre o clown...
[In: http://www.clown.com.pe/]
Eu me arrisquei numa tradução, cuja fidelidade não me responsabilizo, mas que tem a intensão de possibilitar abarcar um maior número de leitores. Vaiiii:

Para mim o clown é "Un estado quase intermediário onde o branco e o preto são parte de um todo e nada está proibido, o incômodo se desfruta e o cômodo se celebra. Chegando a isso haverás encontrado o teu clown..." Trata-se de "permitir-se ser" e "ser" é um luxo que nem todos se dão na vida.

Por que as pessoas riem de um clown?
As pessoas riem do que faz um clown porque o riso é um impulso nervoso. Este impulso é causado inicialmente porque sucede algo que não se espera. As pessoas não esperam o que um palhaço faz... e o que um palhaço faz é muito simples. Ele simplesmente "é" e isto as pessoas não podem conceber.... riem porque essa é sua maneira de premiar a aqueles que se atrevem a ser livre.

Como saber que já és um clown?
Muito simples, se vives o "presente" todo o tempo, se abandonas o passado, se deixas de depender do futuro, se dás teus 500% com humildade diante de qualquer desafio, se aceitas a vida como ela é, se te empenhas em metas aparentemente impossíveis e as consegue ainda que hajam 5000 fracassos por trás, se és louco para alguns e tonto para outros, se te fixas nos pequenos detalhes, se deixas de subestumar a todos, se amas para além dos apegos, se odeias com amor, se aceitas a paz e a guerra, se abraças tua humanidade com tudo o que tem... dou-te uma notícia... és um clown!!!

Carol.